sábado, 21 de novembro de 2009

Como localizar uma zona ou ponto auricular.

O pavilhao auricular de cada pessoa apresenta forma e tamanho distintos, variando devido a caracteristica,  fisica e individuais. Estas pequenas variaçoes nao afetam o posicionamento dos pontos auriculares, que se distribuem como um feto em posicionado de cabeça para baixo, determinando os principios gerais da representaçao de cada uma das partes do corpo humano no pavilhao auricular.

Existem varias formas de estimulo ao pavilhao auricular, que podem ser escolhidas de acordo com a experiencia do terapeuta ou de acordo com a resposta terapeutica do paciente.


Normalmente sao utilizadas sementes, agulhas filiformes e/ou agulhas semi-permanentes.

Podem ser utilizadas tambem esferas de ouro, prata, cristais, eletroestimulantes, laser ou massagens auriculares e sementes.


História sobre a Auriculoterapia

A auriculoterapia têm, desde tempos remotos, relatos de seu uso em vários casos. Hipócrates, considerado o pai da medicina, em seu livro “Geração” relata curas de impotência sexual com pequenas sangrias na orelha. Ao longo dos séculos, encontram-se documentos que relatam de tratamentos semelhantes para diversas doenças.


Em 1637, o médico português Zacutus Lusitanus descreve a utilidade de cauterizações auricular no tratamento da nevralgia ciática. Valsava, em 1717, descreve precisamente a região do pavilhão auricular que estava queimando quando o paciente sofria de fortes dores de dente, esta descrição está em seu livro “De Aura Humana Tratadus”. De 1850 a 1857 surgem muitas publicações sobre a eficácia desse método no tratamento da nevralgia ciática.

“A favor dessa prática produz-se um verdadeiro entusiasmo, na verdade bastante efêmero, já que não se podia dar-lhe nenhuma base científica” (PAUL NOGIER, 1998).

Em meados de 1950 médicos franceses da região de Lyon começaram a receber pacientes com cauterizações no pavilhão auricular. Os pacientes diziam-se aliviados de nevralgia ciática graças à cauterização.

Um desses médicos era Paul Nogier, intrigado, começou a fazer em casos análogos, a mesma cauterização que parecia tão eficaz. Seus resultados foram surpreendentes tamanha a sedação, que era quase imediata. O Dr. Nogier questionou-se se o pavilhão auricular poderia estar relacionado com outras partes do organismo, mas seus resultados foram infrutosos por muito tempo.

Estudando as nevralgias ciáticas, Nogier constatou que um bloqueio da quinta vértebra lombar é causadora freqüente dessa patologia. Então ele supôs que a quinta vértebra lombar correspondia ao local da cauterização no pavilhão. Posteriormente, concluiu que o restante da coluna ficava na continuação da anti-hélice.

Paul Nogier provou seu método partindo da coluna vertebral tratando dores em diversos locais do corpo através do estímulode pontos distintos da orelha, provando que a eficácia do método se confirmava de modo geral.

Ele nomeou esse método de Auriculoterapia.



A técnica desenvolvida por Paul Nogier

Segundo esta terapia, existe a relação (reflexo) entre regiões determinadas da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo. No caso de um problema em um órgão, como por exemplo o pulmão, uma região específica da orelha (pavilhão auricular) será afetada. Assim, um estímulo nesta região auricular também refletirá no órgão, neste caso, os pulmões.

Foram encontradas referencias a auriculoterapia em pinturas egípcias e em textos gregos, mas foi por volta de 1950, que francês Paul Nogier iniciou suas pesquisas nesta área.

Esta técnica se associa à reflexoterapia, a técnica desenvolvida por Nogier não deve ser confundida com o tratamento de acupuntura focada na orelha, que também costuma ser traduzida como auriculoterapia em português.

Na auriculoterapia desenvolvida a partir das pesquisas de Nogier o estímulo é feito através de laser ou eletricidade. Não são utilizadas agulhas ou pontos fixos de estímulo.



Diferenças em relação à acupuntura focada na orelha

A Auriculopuntura se baseia em princípios distintos da reflexoterapia (apesar de muitas semelhanças), associados ao conhecimento dos meridianos trabalhados pela medicina tradicional chinesa.

Na acupuntura as diversas regiões ou pontos podem ser estimuladas de diversas maneiras, como através de agulhas colocadas por 20 a 30 minutos, ou pequenas agulhas semi-permantentes que podem permanecer por até 5 dias.

São utilizadas também sementes de diversas plantas para massagem dos pontos, sendo a mais utilizada a de mostarda.

QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS DA ACUPUNTURA?

Alguns pacientes podem se sentir relaxados após a sessão. Em certos casos pode haver a piora do s sintomas, que geralmente é seguida pela melhoria da condição do paciente.Pontos muito sensíveis podem se tornar dolorosos semanipulados em excesso, porém a dor resultante tende a melhorar com o passar do tempo inseridas de forma indolor e deixadas no local, sendo retiradas depois de 15 minutos.

Pode-se misturar outros tratamentos com a acumpuntura?

Não é proibido associar a acupuntura a outros tratamentos. Psicoterapia,fisioterapia, homeopatia, tratamento alopático, geralmente são beneficiados pela associação com a acupuntura, ocorrendo desde a aceleração e a facilitação de processos terapêuticos até a redução das doses dos remédios utilizados.

Para que serve a auriculoterapia

Além dos casos de dor, obesidade, bronquite, etc, várias outras doenças funcionais podem ser tratadas pela acupuntura. Dentro da concepção chinesa,seria uma forma de readquirir a harmonia perdida. Entre as doenças tratáveis pela acupuntura estão :gastrite, ulcera, stress, depressão, ansiedade, distúrbios hormonais, sinusite, insônia, hipertensão arterial, obesidade, diabetes, etc.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Auriculoterapia para emagrecer

Emagrecer tem-se transformado no objetivo de muitas pessoas, mulheres e homens por igual. Não só pelo fato de que hoje em dia para estar dentro do conceito de beleza deve-se ter pouco peso, senão porque a vida moderna tem levado à humanidade a uma existência mais... quieta. Mas graças a Deus, existe a auriculoterapia para ajudar nessa perda do peso.

A auriculoterapia é uma técnica ideal para diminuir de peso, pois as sementes são colocadas em pontos estratégicos da orelha e permitem calmar a ansiedade e os estados de nervo que impulsam o comer sem limites.



O paciente que trata-se com a auriculoterapia logra um estado de relaxação e tranquilidade, adequado para ter êxito numa dieta. Esta técnica ajuda a lograr uma boa disposição na hora de se ajustar a um regime de alimentação mais controlado.

Mas deve ficar bem esclarecido que os pontos pressionados na orelha por si mesmos não emagrecem; o que emagrece é a dieta feita conjuntamente com a terapia. Por isso deve procurar-se uma combinação ideal entre a pessoa e a dieta a seguir, a fim de aproveitar os melhores resultados. Os pontos simplesmente funcionam como harmonizadores do processo orgánico, entre eles, o metabolismo.